Visita de trabalho - Secretariado do Partido Socialista reúne com executivo da Junta de Freguesia de Penajóia

24-01-2015 11:10

No âmbito do Plano Anual de Actividades da Secção de Lamego do Partido Socialista, o Secretariado liderado por Manuel Ferreira, reuniu, em sessão de trabalho, na passada sexta-feira, dia 23 de Janeiro de 2015, na Sede da Junta de Freguesia de Penajóia, com o objectivo de auscultar o executivo, encabeçado por Romeu Sequeira, sobre os problemas que afectam a população da freguesia, bem como as actividades desenvolvidas, em curso e as que pretendem vir a desenvolver.    

Manuel Ferreira, Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Lamego, começou por fazer um ponto da situação sobre a política local, nomeadamente, pela sua importância, a recente retirada de competências ao Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, da Coligação PSD/ CDS “Todos Juntos por Lamego”, e as implicações que isso poderá vir a ter no quotidiano das freguesias.  

Romeu Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia, ladeado pelo Secretário, José de Almeida, pelo Tesoureiro, Pedro Simões e por Cláudia Azevedo, o actual rosto do Gabinete de Apoio ao Cidadão Junta Amiga, uma iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia para ajudar o freguês, entre outras, no preenchimento do IRS, na declaração das e-facturas ao Serviço de Finanças, ao nível da Segurança Social, e que, pela procura, tem sido do agrado dos cidadãos da Penajóia.    

Romeu Sequeira referiu-se ainda às actividades em parceria envolvendo toda a comunidade, nomeadamente, as que frequentam o Salão de Festas da Junta de Freguesia, onde são ministradas aulas de música com vários instrumentos, aulas de ginástica, danças latinas muito frequentadas, aulas de dança para as crianças, e a festa dos reformados, esta exclusivamente organizada pela Junta de Freguesia.

A parceria com a Cruz Vermelha de Lamego, que permitiu a criação do Polo da Penajóia é outro marco importante na vida desta comunidade referiu ainda. No associativismo, a referência inevitável à Amijóia, embaixadora de um dos produtos ex-libris da freguesia – a cereja. A organização da Biblioteca, em curso, oferecida por uma cidadã luso-brasileira, é outra actividade em que a Junta de Freguesia está empenhada. A construção do Hotel Rainha Dona Mafalda, em Moledo, Penajóia, será uma mais valia para a freguesia em termos de potencial turístico.

Mas nem tudo é um mar de rosas. Romeu Sequeira referiu que a Junta de Freguesia herdou uma dívida pesada de cerca de 75 mil euros. Dívida essa que tem vindo a ser paga através de um plano de pagamentos.

A Penajóia, com 50 lugares dispersos por uma área pouco superior a 10 km2. É a segunda maior freguesia do Concelho de Lamego, e tem ainda cerca de 75% da população sem água ao domicílio e sem saneamento. A título de exemplo, não existe água ao domicílio nem saneamento no centro da freguesia. Outro problema, continuou Romeu Sequeira, é o escoamento das águas pluviais que, agravado com a dificuldade em obter materiais junto da Câmara Municipal de Lamego, para fazer face a este e a outros problemas estão no centro das suas preocupações desde a sua tomada de posse.

Secretariado do Partido Socialista de Lamego