Secretariado do Partido Socialista reúne com militantes na Junta de Freguesia de Várzea de Abrunhais

18-04-2015 01:08

O Secretariado da Secção de Lamego do Partido Socialista, liderado por Manuel Ferreira, acompanhado por Luzia Cardoso e Orlando Marinho, reuniu, em sessão de trabalho, na passada sexta-feira, dia 17 de Abril de 2015, na Sede da Junta de Freguesia de Várzea de Abrunhais, com o objectivo de auscultar os militantes sobre os problemas que afectam a população da freguesia.    

Manuel Ferreira, Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Lamego, fez um balanço da situação autárquica actual, nomeadamente, o acentuar do agravamento da gestão autárquica, o endividamento da Câmara e o desnorte em que se encontra o executivo da Coligação PSD/ CDS “Todos Juntos por Lamego”, que se encontra em debandada, ao ponto do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, ter solicitado aos vereadores do Partido Socialista para estes se coligarem ao PSD/ CDS, para fazerem parte do executivo, como foi dado a conhecer, publicamente, através do Comunicado da Comissão Política do Partido Socialista publicado neste mesmo jornal, no pretérito dia 16 do corrente mês.

O Partido Socialista tem uma política diferente e diferenciadora, responsável e assente em princípios de sustentabilidade para o município. Por isso, entende que o grande responsável pela actual gestão “multidanosa”, o Sr. Francisco Lopes, que “aparentemente” lidera a coligação PSD/ CDS, deve assumir as suas responsabilidades e responder por elas e não as deve camuflar ou como diz o nosso povo na sua infinita sabedoria “sacudir a água do capote” tentando arrastar o Partido Socialista para um conjunto de situações, algumas do foro criminal e judicial, que o Partido Socialista não criou - “A César o que é de César!”  

Os militantes do Partido Socialista de Várzea de Abrunhais começaram por referir que as obras do Centro de Convívio se encontram paradas, talvez à espera de um recomeço oportuno para uma inauguração não menos oportuna – quiçá a proximidade de umas eleições. 

Referiram-se também ao grave atentado ambiental que continua a verificar-se na antiga lixeira, uma vez que se encontra a céu aberto.

Relativamente à criação de emprego na freguesia, falou-se na ZI - Zona Industrial. Na sua opinião, esta, ZI, não tem criado ou tem criado muito poucos empregos, uma vez que as empresas que lá se instalaram, e vieram de outros locais, trouxeram os empregados que já tinham, por isso, poucos novos empregos geraram.

São da opinião que a ZI, que deveria ser um polo de atracção de empresas, de empregos, de fixação de população e de criação de riqueza para posterior desenvolvimento - o motor de economia local e, eventualmente, do Concelho de Lamego -, não o é.

A prova disso é a forma desastrosa como foi e/ ou estão a ser vendidos os lotes, a preços exorbitantes. Uma política que não serve os empresários nem a população do Concelho de Lamego.    

Esta situação tem naturalmente reflexos na fixação da população. A população natural de Várzea de Abrunhais, que se vê na contingência de procurar trabalho fora da freguesia e do concelho, por vezes mesmo emigrando, ou aquela que, não sendo de Várzea, poderia encontrar nesta freguesia os motivos de índole económica, social e familiar para a sua fixação, não encontra.

Discutiu-se na passada quarta-feira, dia 15 de Abril, na Assembleia da República, medidas para aumentar a natalidade. A natalidade por decreto será sempre um paliativo, pois não resolverá o problema de fundo, o duplo envelhecimento a que a nossa sociedade assiste, - diminuição da natalidade e aumento do número de idosos por via do aumento da esperança média de vida. Todos os estudos indicam que não há ninguém no seu mais perfeito juízo que vá ter um filho só porque lhe poderá ser atribuído um determinado subsídio num determinado valor.

A criação de emprego, a estabilidade laboral, aqui entendida na perspectiva como tendo sempre emprego, mesmo que isso implique mudança de sector de actividade ou, dentro de um mesmo sector, mudança de empresa para empresa, devidamente acompanhada pela formação ao longo da vida, entre outros, será uma solução mais adequada para se perspectivar um aumento da natalidade pois irá provocar nos jovens casais o sentimento de esperança, confiança e sobretudo segurança no futuro que é necessário para quem pensa ter um filho.

Ainda poderá ser cedo para fazer uma avaliação séria, que é o que o Partido Socialista sempre faz, do projecto “enxoval bébé”, lançado pelo actual executivo camarário. Mas alguém acreditará que por via dele aumentará de forma sustentada a natalidade no concelho de Lamego? 

O Secretariado do Partido Socialista de Lamego manifesta o seu mais profundo agradecimento público pela cortesia que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Várzea de Abrunhais manifestou em disponibilizar o espaço da sede da Junta de Freguesia para se poder realizar esta reunião de trabalho.                 

Secretariado do Partido Socialista de Lamego