Quais as verdades?

12-11-2012 10:01

 

1. Já foi tempo em que o executivo da coligação que governa a Câmara de Lamego se manifestava porque o Hospital de Lamego nunca mais abria e as valências não eram aquelas que se pretendiam. Tarjas no Teatro Ribeiro Conceição, carros de som pelas artérias da cidade, abaixo-assinados e emails mais ou menos camuflados e anónimos circulavam num rodopio histérico e anormal.

Seguiram-se as eleições legislativas de 2011, o Governo mudou e o executivo da coligação, que tão exigente, reivindicativo e cioso da sua razão tinha sido, baixou as armas e tornou-se num cordeiro celestial.

Agora, passados quase ano e meio, tudo parece estar bem e na paz dos anjos. Contudo, o hospital está fechado, das valências inicialmente desenhadas muitas delas vão ser suprimidas e toda a algazarra inicial parece ter sido motivada por pequenos interesses político-partidários.

 

2. A Autoridade Nacional de Protecção Civil refere que “compete ao presidente da Câmara Municipal, no exercício de funções de responsável municipal da política de protecção civil, desencadear, na iminência ou ocorrência de acidente grave ou catástrofe, as acções de protecção, de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas em cada caso”.

Curioso é constatar que o jipe afecto a este serviço rola que rola nas mãos de um secretário político, chefe do Gabinete de Apoio às Freguesias e Presidente da Junta de Cepões, que o leva e traz de casa para o trabalho e do trabalho para casa, permanecendo na sua residência, e sabe-se lá de onde vem o dinheiro para o gasóleo.

 

3. Têm sido vários os munícipes que se interrogam sobre se será verdade que os paquímetros da cidade, que servem para receber verbas que, no entender de muitos, podiam ser úteis para a manutenção da cidade ou servir as necessidades dos mais frágeis, idosos, carenciados, estão a ser enviadas para o Sporting Clube de Lamego.

O Clube merece o respeito de todos os lamecenses, porém a resolução dos seus problemas não passa por estes expedientes e decisões camufladas.

Os lamecenses têm direito a ser informados e a ter conhecimento das muitas anormalidades municipais.

 

Manuel Ferreira 

Presidente da Comissão Política