PS - Lamego presente em debate sobre “Comunicação dos Governos”

13-01-2015 14:52

Em tempos em que a comunicação humana está na ordem do dia e apresenta um poder sem fronteiras e que afeta a humanidade à escala global, também a política vive- e muito- da comunicação entre o poder e o povo, entre os diversos órgãos políticos e institucionais, entre o governo e a oposição e entre os diversos atores políticos. De facto, o conceito de “Comunicação política” nunca este tão enraizado nas denomindas sociedades ocidentais. Somos fruto político das campanhas dos presidentes norte-americanos desde Reagan a Obama, passando pelo exemplo formidável da administração Clinton. Na velha Europa, temos o caso paradigmático de Tony Blair, primeiro-ministro britânico.

Neste contexto, e inserido num Ciclo de Debates intitulado “Conhecer mais- 2014/15”, a Federação de Viseu do Partido Socialista promoveu uma Ação de Formação/Debate intitulado “Comunicação dos governos”. Este evento, revelador da dinâmica democrática e constante interrogação da realidade política e social de Portugal, da Europa e do Mundo, teve lugar no dia 12 de janeiro, na recém-reformulada sede da Federação de Viseu, sito na Rua 5 de Outubro, na cidade de Viriato.

A Concelhia de Lamego congratula-se por ter nas suas fileiras uma co-organizadora do debate, Marisabel Moutela que teve o privilégio de conduzir, com elegância e seriedade, o evento e apresentar o formador, Doutor Custódio Oliveira.

A Delegação de Lamego esteve presente e foi composta pelo Presidente da Comissão Politica, Manuel Ferreira, e os militantes António Martins, Romeu Sequeira e Arminda Sequeira.

Mostrou-se como os processos de comunicação têm um relevo especial nas estratégias políticas e compreendemos melhor esses fenómenos de modo a que, no futuro breve possamos contribuir para uma militância política eficaz!

Recordaram-se as visões de alguns especialistas em “Comunicação Política”, com especial destaque para o francês Dominique Wolton que deu especial desatque à comunicação política baseada no “coração”, ou seja, nas emoções.

Respondeu-se a perguntas: “como comunicar?”, “qual é a estrutura de comunicação dos Governos?”.

Foi referido ainda a importância de Poiares Maduro no Governo português (a técnica de “briefing” e o “embuste sistemático”) e as suas influências anglo-saxónicas.

A avaliação dos processos de comunicação e como as coisas acontecem, ou ainda como tudo mudou com Tony Blair e o complexo processo da Casa Branca, até ao recente exemplo canadiano, foram também temas para um debate útil e participado.