Professor do mês de Novembro do DN é de Lamego

27-12-2012 15:21

 

O Jornal “Diário de Notícias” desde Outubro que lançou uma iniciativa com o propósito de destacar um professor por mês, para no fim das actividades escolher o Professor do Ano.

Esta é uma iniciativa meritória deste Diário, num tempo em que a Escola se encontra ameaçada não só pela crise e pelos cortes, mas por uma concepção de política educativa que desvaloriza a escola pública e o papel do professor na formação integral do aluno. Por isso, reflectir e repensar o papel da Escola e do Professor hoje é essencial.

Apesar destas contrariedades e dificuldades que os professores atravessam, estes não esmorecem, sendo muitos os que continuam, quase de forma sebastianista, a lutar por uma educação transformista, ao serviço da cidadania, da esperança e da vida.

É assim com a vencedora mensal do mês de Novembro da iniciativa Professor do Ano, Maria do Carmo Leitão, nossa colega de Lamego.

Maria do Carmo Leitão, apesar dos seus 35 anos de serviço, não desanima, não se acomoda, não desiste e continua na senda da excelência, demonstrando um profundo gosto pela aprendizagem e pela actualização das suas competências científicas e pedagógicas. Com motivação, prazer, vontade e entusiasmo, tem desenvolvido, com os seus alunos do 1.º ciclo, projectos de carácter inovador e agitador de novas práticas pedagógicas e didácticas.

Depois de, em 2010, ter sido distinguida pela Microsoft, pelo trabalho desenvolvido na escola de Várzea de Abrunhais, com um trabalho na área da utilização das novas tecnologia, e em 2011 ter sido premiada pelo Ministério da Educação com o prémio de mérito e inovação, Maria do Carmo foi eleita professora do mês de Novembro do DN, estando novamente entre os candidatos a Professor do Ano.

É uma satisfação enorme ter professores com estas características no meu concelho.

Parabéns, Maria do Carmo Leitão!

 

Manuel António Rebelo Ferreira