O que eles escondem…

03-12-2012 14:59

 

O disparate de gastar dinheiro – aproximadamente três milhões de euros – é tanto que a Câmara Municipal de Lamego parece querer teimar em concretizar o projecto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco, isto é, trata-se de fazer uma intervenção nas avenidas Dr. Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira.

Mas que tipo de intervenção? Se a intervenção fosse no sentido de fazer a mudança de toda a rede de escoamento de águas pluviais, que como sabemos, já tem algumas décadas, e ao mesmo tempo o encaminhamento do rio que atravessa aquela parte da cidade e que, durante a época das chuvas intensas, tantos transtornos causa, não nos parecia mal. Se a intervenção apontasse para a modernização do mobiliário urbano daquele espaço, ou seja, para a instalação de novos candeeiros, bancos e arranjos mais funcionais e agradáveis, não nos parecia mal.

Já nos parece descabido e sem sentido fazer um desenho urbano que une as duas avenidas, empedrar com toneladas de cubos grande parte da área e plantar mais árvores e mais árvores, pois isto corresponde a dar cabo da imagem de Lamego e à descaracterização total daquele espaço nobre da nossa cidade. Nossa, sim. Porque nós sabemos quanto vale a identidade de um lugar, o que significa a historicidade de um local e quanto são importantes as suas memórias. Nós sabemos o que é estar no e com o coração da cidade e o que ele significa para o nosso imaginário pessoal e colectivo e, por isso, não concordamos com aquela mudança.

Sob o pretexto de uma falsa modernidade e que introduz discutíveis melhorias, querem, agora, estragar e alterar aquilo que é a nossa sala de visitas. Contudo, nada está perdido. Os lamecenses têm ainda uma palavra na defesa daquilo que é deles e que tanto significado emocional e sentimental possui.

 

Manuel António Rebelo Ferreira

Presidente da Comissão Política do PS