O que eles escondem…

26-11-2012 10:30

1. Através da proposta de deliberação 594/22-A/2012 do Município de Lamego, ficamos a saber da pretensão da Empresa Municipal Lamego ConVida em adquirir as participações que as empresas privadas – Irmãos Cavaco com 22,95%, no valor de 22.950.00 Euros, Construções Gabriel Couto com 10.20%, no valor de 10.200.00 Euros, Francisco Pereira Marinho & Irmãos S.A., com 15.30%, no valor de 15.300.00 Euros, e a ETI – Empreendimentos Turísticos e Imobiliários, S.A. com 2.55%, no valor de 2.550.00 Euros – possuem na Sociedade Lamego Renova S.A.

O que nos parece é que os privados, vendo os pareceres negativos do Tribunal de Contas sobre o processo de construção do Multiusos e toda a embrulhada que o envolve, pretendem livrar-se dele o mais rápido possível, mas de preferência com algum dinheirinho no bolso. Quanto à Câmara, esta parece mais amiga e preocupada com os interesses privados do que com a defesa do interesse público. É que, no fundo, estamos perante uma proposta algo duvidosa, na medida em que não se vêem quais os benefícios e os dividendos que a Câmara Municipal, com a aquisição destas participações sociais, pode obter.

 

2. Já todos conhecemos a receita deste Governo para sair da crise. As palavras de ordem são: mais austeridade, mais sacrifícios e mais cortes nos direitos essenciais, na saúde, na educação e na justiça. Contudo, a situação torna-se mais árdua quando se trata de esvaziar e penalizar ainda mais o interior. É assim ao se propor a extinção das fundações do Museu do Douro e do Vale do Côa; a desqualificação do Museu e do círculo judicial de Lamego; a suspensão das obras de requalificação do Liceu Latino Coelho; entre outras medidas que têm consequências delicadas para a economia local e enfraquecem a centralidade de Lamego. A situação, porém, torna-se ainda mais gravosa, quando os responsáveis políticos locais são tentados a seguir uma agenda político-partidária e não uma agenda de serviço à região e às pessoas.

 

Manuel Ferreira

Presidente da Comissão Política do PS