Na gestão municipal: Que preocupações?

03-07-2013 10:50

Quando falamos da questão central que deve preocupar os responsáveis políticos na gestão municipal, as respostas podem ser diversas, complementares ou até antagónicas.

A nosso ver, porém, a decisão está tomada com clarividência, convicção e solidez. O que deve preocupar um Presidente de Câmara é o assegurar do desenvolvimento sustentado e harmonioso do seu concelho. O Presidente da Câmara deve resistir ao pseudo-desenvolvimento, ao investimento desnecessário, do adorno e do verniz. Contudo, o desenvolvimento sustentável também não deve ser visto como um cliché ou uma panaceia, mas uma prática.

Assim, falar de desenvolvimento sustentável é articular o social com o económico; é ter preocupações ambientais; é bater-se pela transparência na administração; é lutar pela eliminação das diversas formas de discriminação; é encorajar parcerias entre as organizações representativas da sociedade civil. E como se consegue este objectivo? O rumo não pode ser a prática de uma cultura individualista e unilateral, mas uma cultura de parceria.

O desenvolvimento sustentável só se concretiza através de uma visão estratégica e participada, envolvendo os diferentes agentes do concelho – Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, instituições e cidadãos –, com um trabalho em cooperação e partilha de responsabilidades. As respostas têm de ser comunitárias, globais e integradas, convencidos que estamos de que em conjunto fazemos melhor.

 

Manuel Ferreira

Presidente da Comissão Política