Município investidor ou bom gestor?

23-06-2013 00:00

Quando um Presidente de Câmara está no exercício da sua actividade, é quase sempre confrontado com uma decisão essencial para o desenvolvimento do seu território. O Presidente deve escolher entre o caminho do investimento ou da gestão. O que compensa mais do ponto de vista eleitoral é o investimento. A preocupação é garantir a maior visibilidade possível de alguns investimentos, isto porque as pessoas ainda enchem o olho com a obra feita.

No que diz respeito a Lamego, tem sido este o caminho que, nos últimos oito anos, o actual executivo do PSD e CDS-PP tem seguido. O problema é que esse investimento não foi pensado tendo em consideração as necessidades das populações das zonas urbanas e rurais, pelo que assistimos a uma despesa sem o respectivo retorno.

A nosso ver, em termos de investimento, é preferível fazer pouco e bem. Quanto à acção do executivo, devem valorizar-se outro tipo de indicadores, para além da obra feita, nomeadamente a nível da qualidade de gestão.

Assim, os cidadãos devem estar atentos aos níveis de endividamento; à fiscalização externa das contas; ao aumento da legibilidade dos orçamentos, que devem ser mais acessíveis e perceptíveis aos munícipes; à transparência da informação; à ausência de tempos de espera na obtenção de documentos; ao aproveitamento das infra-estruturas construídas; à boa gestão dessas infra-estruturas e ao garantir da sua auto-sustentabilidade; entre outros aspectos.

 

Manuel Ferreira

Presidente da Comissão Política