Militantes de Lamego no ciclo de debates “Conhecer Mais”

24-03-2015 10:19

Decorreu mais uma sessão do ciclo de debates “Conhecer Mais” centrada na temática da participação e a abertura dos Partidos aos cidadãos. A concelhia de Lamego do Partido Socialista esteve, mais uma vez, presente com a sua ânsia de aprendizagem e a sua capacidade de discutir, expor questões e propor alternativas políticas e epistemológicas. Esteve presente o seu presidente, Manuel Ferreira e alguns militantes: Marisabel Moutela, António Martins, Orlando Marinho,  Arminda Rodrigues e Helder Santos.

Estamos perante  uma das questões mais relevantes e pertinentes da vida partidária nacional. A organização do debate pretendeu realizar uma abordagem numa lógica mais de ciência política do que de prática e ideologia, fornecendo dados e conhecimentos que facilitam uma reflexão aprofundada sobre o presente e o futuro dos partidos e da democracia.

A exposição e a discussão que se seguiu foi mais uma vez coordenada por Custódio Oliveira, com uma boa adesão na sede da Federação, em Viseu.

Questões como a incapacidade de os Partidos responderem à globalização; a prática de coligações entre partidos, que tende a considerá-los mais iguais; a existência de organizações mais fechadas numa sociedade mais participativa; as soluções novas e inovadoras e os partidos e os seus travões; a transformação de partidos de massas em partidos de quadros ou o reforço do papel dos simpatizantes e os militantes, foram alguns dos pontos que mereceram uma especial atenção. Falou-se igualmente, de um fenómeno novo, de crise dos "partidos clássicos" e o aparecimento de novos partidos como o Syriza, na Grécia e o Podemos e o  Cidadanos, em Espanha.