Comunicado do Presidente da CP de Lamego

14-08-2012 09:01

 

Comunicado

 

Enquanto Presidente da Comissão Política do PS de Lamego, cumpre-me expressar o seguinte:

 

1 - Reprova-se veementemente a desclassificação do Museu de Lamego, que passa a ser uma unidade orgânica flexível, sob a tutela da Direcção Regional de Cultura do Norte.

 

2 - Esta decisão representa mais uma desconsideração e uma afronta do poder central e deste governo, em particular, face ao interior, às suas organizações e à sua população.

 

3 - Condena-se a substituição administrativa do Director do Museu de Lamego, Dr. Agostinho Ribeiro, que mais não significará do que um acto persecutório e de represália política.

 

4 – Essa substituição representa um aviltamento das regras do Estado democrático e de direito em que vivemos. Não se percebe como um Director que foi colocado por concurso público e viu o seu mandato renovado pelo Secretário de Estado seja agora substituído por uma Directora Regional do Norte que foi nomeada.

 

5 - Esperamos que esta ignóbil e vil decisão não tenha sido motivada por delito de opinião. Todos sabemos que o Dr. Agostinho Ribeiro foi uma voz activa, relevante e incómoda contra esta reestruturação dos Museus.

 

6 – Está o Presidente da Comissão Política do PS de Lamego plenamente solidário com o Dr. Agostinho Ribeiro, pelo que pretende manifestar satisfação pelo excelente trabalho que aquele desenvolveu durante mais de 20 anos, à frente do Museu, tendo, com a sua competência e dedicação, prestigiado e notabilizado este espaço de saber, de conhecimento e de cultura que é o Museu de Lamego.

 

O Presidente da Comissão Política do PS Lamego

 

Manuel António Rebelo Ferreira