Visita de trabalho: Secretariado do Partido Socialista reúne com executivo da Junta de Freguesia de Penude

10-02-2015 10:01

No âmbito do Plano Anual de Actividades da Secção de Lamego do Partido Socialista, o Secretariado liderado por Manuel Ferreira, reuniu, em sessão de trabalho, na passada segunda-feira, dia 9 de Fevereiro de 2015, na Sede da Junta de Freguesia de Penude, com o objectivo de auscultar o executivo, encabeçado por Rafael Gonçalves, sobre os problemas que afectam a população da freguesia de Penude, bem como as actividades entretanto desenvolvidas, as que estão em curso e as que pretendem vir a desenvolver. Realçou a importância da proximidade dos eleitos dos eleitores. Pois se os segundos confiaram nos primeiros, estes não devem defraudar as suas expectativas. Devem fazer um acompanhamento próximo e permanente junto das populações, pois só assim, conhecendo os seus problemas, podem satisfazer as suas reais necessidades.    

Manuel Ferreira, Presidente da Concelhia do Partido Socialista de Lamego, começou por fazer um ponto da situação sobre a política local. Pelas implicações que poderá vir a ter no quotidiano das freguesias, impôs-se abordar a retirada de competências ao Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, da Coligação PSD/ CDS “Todos Juntos por Lamego”. Referiu ainda o elevado endividamento da Câmara Municipal.

Manuel Ferreira, sempre preocupado com o movimento associativo, procurou ainda saber se o Grupo Nacional de Escutas, Agrupamento 611 Penude, e a Associação Cultural e Recreativa de Penude de Baixo, fizeram chegar à edilidade os respectivos planos de actividades para, assim, poderem vir a usufruir do subsídio que é atribuído às associações.    

Manuel Ferreira informou que, na reunião de Câmara, realizada durante o dia, o executivo pretende alienar um depósito de água na Matancinha. Se a Junta de Freguesia já sabia do assunto e se estaria interessada no mesmo.

Rafael Gonçalves, eleito Presidente da Junta de Freguesia nas listas do Partido Socialista, fez-se acompanhar nesta reunião de trabalho, pela sua equipa de confiança, o Secretário, Paulo Santos e os membros da Assembleia de Freguesia, Patrícia Bernardo, Maria do Carmo Giroto e Eduardo Correia Luís.

Rafael Gonçalves, dada a agonia financeira por que passam as juntas de freguesia, solicitou intervenção de Manuel Ferreira junto do executivo camarário no sentido de pedir os retroactivos para a Junta de Freguesia, pois esse é um dinheiro fundamental para fazer face às despesas do quotidiano. Mostrou-se também preocupado com a retirada das competências das Escolas, anteriormente integradas na associação de Freguesias do Sul e, agora, integradas na Associação de Freguesias do Norte.

Sendo os acessos da freguesia de Penude, uma das suas preocupações fundamentais, pediu ainda a Manuel Ferreira que solicitasse, junto do executivo, dinheiro para a realização de uma calçada ou asfaltamento para a Rua de Sucres, que faz a ligação entre a estrada nacional - EN2 e o Purgaçal; bem como para a designada Rua do Campo (Ordens). Pretende fazer a limpeza e manutenção de caminhos.      

Referiu ainda que foram feitos significativos melhoramentos no cemitério, entre outros, com a construção das casas de banho; que a Junta de Freguesia está em funcionamento permanente, para poder dar uma resposta mais eficaz a todos os fregueses que procuram resolver os seus problemas no dia-a-dia e que está a ser feito o levantamento da toponímia da freguesia para que no futuro se possam identificar mais facilmente, através da respectiva placa toponímica, as ruas e os lugares, sendo útil para quem mora em Penude e para quem nos visita.  

Ao terminar, desabafou, que se ao menos conseguisse obter materiais junto da Câmara Municipal de Lamego, para fazer face a alguns problemas existentes, as obras lá se iam realizando com a mão-de-obra “prata da casa”.

Secretariado do Partido Socialista de Lamego