Quais as imperfeições do Centro Multiusos de Lamego?

28-08-2012 00:02

 

Decididamente, os cidadãos do concelho de Lamego não sabem quais são os entraves que se colocam ao normal funcionamento do Centro Multiusos de Lamego. Isto é, para além, dos condicionalismos económicos e financeiros que a utilização e manutenção do equipamento representa, existirão outros que impedem o normal decurso de eventos?

A verdade é que o equipamento tem funcionado de modo intermitente e sem se saber muito bem se foi inaugurado ou não, especulando-se muito sobre eventuais imperfeições de construção. A fazer fé nas palavras do Presidente da Câmara, o equipamento ainda não foi inaugurado, aquando do jogo de andebol entre Portugal e a Turquia, que decorreu no Multiusos, “apenas se procedeu ao ritual da bênção do equipamento…”. Aliás, uma cerimónia algo envergonhada, nada de acordo com a maneira faustosa e vaidosa com que o actual executivo gosta de evidenciar as suas obras.

Quanto à existência ou não de defeitos na construção, nada é clarificado, ou dito sobre o assunto. Contudo, questionado em sede de executivo se o pavilhão está de facto em condições legais e funcionais para receber eventos e se possui a competente licença de utilização, o Presidente da Câmara tem afirmado que o pavilhão “ainda não tem licença de utilização, porque falta a certificação energética e da qualidade do ar interior, de acordo com o Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização de Edifícios (RCESE) e o Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE). Um normal processo de licenciamento energético, que se tem arrastado em demasia e que alegadamente parecer servir de argumento para esconder outras debilidades do Multiusos. Será verdade? Este é um equipamento público, construído com o pagamento dos nossos impostos, pelo que temos o direito de ter acesso a toda a informação e saber se o nosso dinheiro foi ou não bem aplicado.

Esperamos que aquilo que muitos dizem ter sido um sonho e uma ideia antiga, não se transforme num pesadelo e num fardo com graves implicações, ainda para o executivo actual e para os futuros.

 

 

O Presidente da Comissão Política do PS Lamego

 

Manuel António Rebelo Ferreira