PS LAMEGO em Ação

14-04-2014 16:06

“EM DEFESA DO INTERIOR”, foi o tema da Conferência que teve lugar em Vila Real, no passado sábado, dia 5 de Abril, inserido na Convenção “ UM NOVO RUMO PARA PORTUGAL” e que contou com a participação de vários conferencistas dos meios político, académico e empresarial.

Luís Braga da Cruz, Coordenador da Conferência deu o início a esta jornada de trabalho que se desenrolou por sessões temáticas em simultâneo, abordando temas tão importantes para o interior português, como, entre outros: “ Competitividade e Sustentabilidade”, “ Coesão Social e Coesão Territorial”, “ A Geografia, os Discursos de Interioridade e os Serviços Públicos”, “ Declínio Demográfico em Regiões Periféricas”.

Francisco Assis, deputado à Assembleia da Republica e candidato pelo PS às Eleições Europeias que se realizarão, em Portugal, a 25 de maio, salientou que “o objetivo dos socialistas é ganhar as eleições europeias em Portugal e contribuir para a eleição de uma maioria de esquerda democrática no Parlamento Europeu”. Isto porque, segundo Assis, há um consenso para que cada força política apresente um candidato à presidência da Comissão Europeia e que esse candidato será, muito provavelmente, o candidato da força política com maior expressão parlamentar.

António José Seguro, que encerrou esta Conferência, apresentou alternativas ao encerramento dos serviços públicos (Tribunais, Finanças) previstos para esta região do interior transmontano e alertou para a dupla penalização que vai ser infligida a estes cidadãos que aqui ou noutras zonas do interior português habitam, em que os custos de transportes são superiores, sempre que se verifique necessidade de deslocação para usufruir daquilo a que têm direito.

Na mesma linha de rumo que tem definido a sua posição relativamente ao caminho escolhido pelo governo, António José Seguro afirmou que “que os portugueses vão poder escolher, nas eleições europeias, entre o país “pobre” do Governo e um país a caminho do crescimento sustentável”.

O PS Lamego marcou a sua presença com os principais responsáveis políticos concelhios, Manuel Ferreira, Marisabel Moutela e alguns elementos do secretariado local, tendo estabelecido contato, permutando ideias e pontos de vista com forças vivas presentes da região transmontana, numa comunhão do ideário e visão socialistas.