Lamego precisa de uma estratégia

28-10-2012 10:50

 

O atual executivo autárquico, numa fuga para a frente e na ânsia de mostrar serviço, construiu obra pouco consistente. Sem uma estratégia e sem um rumo sustentado, apostou em investimentos e acontecimentos económicos e culturais desconexos e que contribuíram de forma decisiva para deixar os cofres municipais vazios, não existindo a mínima preocupação com o endividamento. Uma gestão convencida, que privilegia a construção de obras a qualquer custo e sem critério.

É preciso apresentar um projecto alternativo a esta coligação, que de modo humilde ouça as necessidades, preocupações e anseios das pessoas. Os investimentos nas mais diversas áreas devem ser aqueles que fazem falta às populações e que melhoram a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Assim, cabe ao Partido Socialista denunciar a má gestão autárquica, consciencializar plenamente os lamecenses da situação financeira em que se encontra o município e arrumar a casa.

O município de Lamego já apresentou e aprovou um plano de saneamento financeiro, tendo para o efeito contraído um novo empréstimo de longo prazo. Mais um pedido de empréstimo que inevitavelmente se vai repercutir nos mandatos seguintes e que vai comprometer e amarrar ainda mais o futuro dos próximos executivos autárquicos. Como se chegou a este “buraco” financeiro em Lamego ao ponto de se necessitar de um empréstimo para o seu saneamento?

A resposta parece-nos óbvia, embora durante muito tempo a coligação que compõe o executivo teimasse em não admiti-la. A Câmara está perante uma situação de desequilíbrio financeiro, porque não houve o planeamento e a orientação estratégica necessários para a definição de um rumo equilibrado, sustentável e em concordância com as suas reais possibilidades.

 Assim, ao longo do tempo foi sendo vítima da sua política de investimento sem critério, desmedida, de retorno duvidoso e que culminou numa gestão financeira desequilibrada a nível da tesouraria, do pagamento das dívidas aos fornecedores e no aumento do montante dos limites de endividamento líquido e endividamento de médio e longo prazo.

 

Manuel António Rebelo Ferreira

Presidente da Concelhia do PS Lamego