Eleitores mais atentos, eleitores mais informados

27-07-2013 09:34

Estamos em pré-campanha e a campanha para as eleições autárquicas aproxima-se a passos largos. Durante este período, é muito o frenesim de alguns autarcas, que em cada esquina tentam fazer obra. Autênticas toupeiras, furam e esburacam tudo, remexem

terra dali para aqui, retiram paralelo daqui para acolá. Uma realidade que se torna numa autêntica tortura e suplício para o normal desenvolvimento da vida dos cidadãos.

Estamos face a uns presidentes espertalhões, uns “chico-espertos”, que nos tomam a todos por uns pacóvios e estúpidos, sem coração e inteligência para analisar os seus propósitos eleitorais.

Há também muitos que pensam que nestas épocas de fervor político vale tudo. Não. Não vale tudo. Pensam que, lá porque estão no poder, têm poder e são presidentes de câmara, vereadores e chefes de gabinete, podem levar os candidatos adversários ao seu camarim e condicioná-los; que podem, na comunicação social que dominam, cometer ataques pessoais e propagar inverdades contra os seus concorrentes políticos; que podem impedir os seus funcionários de saudar os seus adversários políticos; que podem enganar os alunos do concelho dizendo-lhes que foi o Sr. Presidente que os isentou do pagamento de refeições ou que os levou a fazer viagens de barco…

É preciso ter dignidade e respeito pelos valores da democracia. É necessário saber enquadrar a luta política em regras éticas e de civilidade. Por isso, são lamentáveis as pressões, os constrangimentos, as coações, as ameaças, as artimanhas, bem como o discurso demagógico, populista, de disfarce e fingimento.

 

Manuel Ferreira

Presidente da Comissão Política de Lamego