É preciso continuar a lutar…

29-01-2014 12:36

As últimas sondagens têm apontado o PS à frente do PSD, com uma nítida tendência para subir. Contudo, estes dados não significam que os processos eleitorais que se avizinham serão fáceis e que as eleições estão ganhas. É necessária uma maior afirmação do PS e um aumento da sua credibilidade. As propostas e o novo rumo apresentado têm de ser verdadeiramente assimilados pelos cidadãos.

É verdade que os funcionários públicos, os reformados e os pensionistas não têm razões para voltar a acreditar no actual Governo de direita. É verdade que este Governo tem sido o executivo dos cortes na saúde, na educação, na segurança social, nos rendimentos do trabalho e que tem tornado os portugueses mais pobres e mais fragilizados. É verdade que, face a esta política de sacrifícios e austeridade, as desigualdades têm aumentado. Contudo, a campanha para mostrar alguns resultados positivos por parte do Governo já está em andamento. 

Os dados recentemente divulgados de que as metas orçamentais estabelecidas para 2013 foram cumpridas e até mais baixas do que o esperadas, de que os números do emprego estão a aumentar e de que os juros dos empréstimos estão a baixar, são o exemplo disso mesmo. O objectivo é criar uma atmosfera psicológica positiva durante este período eleitoral para que o eleitorado não seja tão penalizador e violento na condenação que vai aplicar ao Governo.

É preciso lembrar aos portugueses que alguns resultados positivos foram obtidos à custa de receitas extraordinárias e do aumento feroz da carga fiscal. De que o caminho e o ritmo da austeridade devia ser outro, pois foi demasiado exagerado, e de que estes resultados positivos não têm significado nenhum na vida das pessoas.

É preciso resgatar Portugal e os portugueses não só da condição débil em que se encontram em termos financeiros, mas da crise de confiança, de esperança e de optimismo que depositam no sistema político e nos governantes.

 

Manuel António Rebelo Ferreira

Presidente da Comissão Política do PS