Deputados do PS em conferência de imprensa em Lamego

03-11-2012 23:36

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, José Junqueiro, Elza Pais e Acácio Pinto, com o Presidente da Concelhia de Lamego, Manuel Ferreira, realizaram uma Conferência de Imprensa, no dia 2 de Novembro, pelas 15h na Sede no Partido Socialista de Lamego, na qualsituaram o distrito e a região Douro Sul no Orçamento de Estado (OE) para 2013 e alertaram para os problemas que a interioridade enfrenta face às suas implicações.

À volta do OE para 2013 reina um ambiente de grande instabilidade, deterioração e tensão no seio da coligação governamental, que vislumbra dificuldades de relacionamento interno pela falência do que foi inicialmente proposto para o país, ao contrário do prometido em campanha eleitoral. De facto, o executivo governamental denota um clima de rutura, falhanço político e más perspetivas para o ano de 2013, que resultam da total surdez do atual governo.

O OE para 2013 deflagra na falência total no que concerne à questão do deficit, do crescimento económico e das políticas de incentivo ao emprego, circunstância que se agudizará no ano de 2013. A atual situação de crise económica será aprofundada pela imposição de impostos que estrangulam a vida financeira das famílias portuguesas. O atual governo assina a maior carga fiscal de que há memória e o maior ataque às políticas sociais, rompendo com o contrato de confiança estabelecido com os portugueses.

Quanto ao distrito de Viseu, os deputados do PS mostraram a sua preocupação quanto ao aumento do desemprego, que agora atinge uma taxa de 28%, bem como ao aumento das insolvências das empresas para 42,9%, quando comparadas com o período homólogo, números superiores à média nacional e que culminam também nas maiores taxas fiscais a nível nacional. Todo este clima de insolvências decorre da falta de procura interna, face aos cortes nos subsídios, pensões e salários, que penalizam o consumo. Quanto às exportações, não cresceram como seria de esperar contraindo para 4,3% em detrimento dos 4,8%, não augurando boas perspetivas para a balança comercial.

Relativamente ao concelho Lamego os deputados do PS consideraram que as obras de requalificação do Museu de Lamego foram suspensas, apesar da sua operacionalização. O Museu de Lamego foi desqualificado culturalmente, colocado agora numa dependência regional. As Fundações extintas, nomeadamente o Museu do Douro e o CÔA Parque mostram o ataque acérrimo que este governo faz ao interior e em particular ao Douro Sul, na medida em que retiraram à região estruturas de requalificação cultural e turística. Sente-se nas medidas perpetradas por este governo o paradigma da diminuição de serviços, o que afeta Lamego, já que a natureza do funcionamento estrutural da cidade depende dos mesmos.

No que concerne à Educação os deputados salientaram que as obras de requalificação da Escola de Latino Coelho, bem como as de Moimenta da Beira, o ensino para adultos e as novas oportunidades foram cancelados. Relativamente ao Hospital de Lamego, o deputado José Junqueiro considerou que não se compreende o facto de não estar já a funcionar devidamente, reiterando que o PS defenderá a integração das 30 camas nos cuidados continuados. Na vida política em Lamego, vive-se hoje um clima de desnorte e desregulação financeira pela aplicação irreal dos investimentos na cidade e que não trouxeram benefícios para os lamecenses, como é o caso do Multiusos.

Por outro lado, os deputados entendem que o fim das isenções nas portagens e o corte nos descontos, terá implicações ainda mais penalizantes para o distrito e concelho, pois além de representarem um encargo acrescido para as populações, criará igualmente uma carga financeira às empresas e ao turismo.

Com este governo e esta política castradora de desinvestimento no interior, o distrito viverá o agravamento do desemprego, as empresas entrarão em declínio financeiro e as famílias enfrentarão situações económicas dramáticas, esperando-se menos disponibilidade financeira.

O PS defende para o distrito e para o concelho soluções que residem na mudança de políticas internas, mas também na mudança no que a políticas europeias diz respeito, como tem sido exemplo o trabalho desenvolvido pelo Secretário-Geral do PS, António José Seguro, para que a implementação de políticas de crescimento económico sejam possíveis, em detrimento das medidas de empobrecimento e ataque ao país do atual Governo. É neste contexto que os deputados socialistas entendem que estas questões devem ser bandeiras de combate político, com uma mensagem de esperança no futuro, nomeadamente pela defesa de políticas de incentivo ao emprego e crescimento económico.