Conferência de imprensa sobre Museu de Lamego

28-09-2012 22:47

PS realiza conferência de imprensa sobre Museu de Lamego

 

O PS Lamego agendou uma conferência de imprensa, no dia 28 de setembro, no Hotel Lamego, para manifestar o seu descontentamento quanto à lei orgânica da Direção Geral do Património Cultural. O Partido Socialista considera que a consubstanciação desta lei desclassificou o Museu de Lamego que, desta forma, se tornou numa unidade orgânica flexível sob tutela da Direção Regional da Cultura Norte.

O Presidente da Comissão Política do PS Lamego afirmou que, dada a importância e o valor cultural incontornável do património museológico, não entende a recente desclassificação do Museu de Lamego, reiterando que alguns Museus que não detêm a importância patrimonial da excelsa instituição cultural lamecense, mantiveram a tutela central da Secretaria de Estado da Cultura.

Como é de domínio público, o anterior Diretor do Museu de Lamego e atual vereador da Câmara Municipal de Lamego manifestou–se publicamente contra esta lei. Agostinho Ribeiro foi uma voz crítica e irreverente de indignação contra a condução deste processo, tendo sido afastado da Direção do Museu, ato que o PS Lamego repudia, de clara retaliação política, pela fervorosa oposição ao executivo camarário lamecense, situação esta que, do ponto de vista legal, tem contornos duvidosos.

Manuel Ferreira presta, assim, toda a solidariedade a Agostinho Ribeiro, Diretor do Museu de Lamego durante 20 anos, cujo exercício das suas funções sempre se caracterizou pela competência, profissionalismo e dedicação inquestionáveis a uma instituição cultural que soube promover a cidade de Lamego.

Por outro lado, é de salientar as políticas perpetradas pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego e dos deputados do PSD do círculo de Viseu, que nada fizeram para inverter a desqualificação do Museu de Lamego, não defendendo a importância inequívoca desta instituição a nível cultural. O PS Lamego manifestou, assim, o seu desagrado quanto a estas políticas de passividade e complacência em relação à decisão do poder central, que penaliza de o concelho de Lamego.

O Museu de Lamego é um equipamento público de proximidade de suma importância cultural, pelo que a sua despromoção representa um grande empobrecimento cultural para a cidade e para o distrito.